5 mins read

Qual é o conceito de cordel?

O que significa Codel?

Codel – Instituto de Desenvolvimento de Londrina – Codel – Companhia de Desenvolvimento de Londrina – Institucional.

Quais são os tipos de cordel?

Aqui está uma lista com exemplos da Literatura de Cordel que você deve conhecer: O poeta da roça – Patativa do Assaré Ai se sesse – Zé da Luz. A peleja do cego Aderaldo com Zé Pretinho dos Tucuns – Firmino Teixeira do Amaral.
Em cache

Quais são as características da literatura de cordel?

Tem como característica mais marcante os poemas escritos com a linguagem popular. Os versos de métrica perfeita apresentam rimas bastante ricas. Os poemas de cordel, inicialmente, eram vendidos em feiras. Nesses espaços eles ficavam à mostra da população pendurados em barbantes ou cordéis.

O que é cordel na escola?

Memória — Segundo Francisco, o cordel é uma manifestação cultural que aborda a leitura, o canto, o aspecto rítmico compassado das declamações e a ilustração das capas, por meio de xilogravura, desenho, foto ou pintura.

Qual foi a origem do cordel?

O cordel foi originado em Portugal pelos trovadores medievais, que, nos séculos XII e XIII, cantavam poemas, espalhando histórias para a população a qual, em sua grande maioria, não era letrada.

Como é feito o cordel?

A literatura de cordel é considerada um gênero literário geralmente feito em versos. Ela se afasta dos cânones na medida em que incorpora uma linguagem e temas populares. Além disso, essa manifestação recorre a outros meios de divulgação, e nalguns casos, os próprios autores são os divulgadores de seus poemas.

Qual é a estrutura de um cordel?

Cada estrofe é formada de seis versos e cada verso deve ter sete Sílabas Poéticas (Heptassílabos). Distribuição de Rimas: X A X A X A – (Os versos 1, 3 e 5 não precisam rimar. Os versos 2, 4 e 6 rimam entre si).

Qual é o tema central do cordel?

O cordel percorre a imponência das rochas sedimentares que caracterizam a região, retratando cenas simples do cotidiano, como as lavadeiras, e abordando episódios marcantes, como a era do garimpo e as disputas políticas entre os coronéis locais.

Quais são os poemas de cordel?

Confira esta seleção de poemas de cordel de temas variados e conheça um pouco sobre os seus autores.

  • A seca do Ceará, de Leandro Gomes de Barros. …
  • ABC do Nordeste, de Patativa do Assaré …
  • Nas asas da leitura, de Costa Senna. …
  • A greve dos bichos, de Severino Milanês da Silva. …
  • A corrida da vida, de Bráulio Bessa.

Quem foi o primeiro cordelista do Brasil?

O paraibano Leandro Gomes de Barros, nascido em 1865, foi considerado o criador da Literatura de Cordel e ficou conhecido, em famosa definição de Carlos Drummond de Andrade, como o “príncipe dos poetas”. É considerado o primeiro escritor brasileiro de literatura de cordel contemporânea.

Quantas linhas tem que ter o cordel?

Os versos de cordel são escritos em sextilha, ou seja, têm estrofes de seis linhas cada. As rimas normalmente ocorrem entre as linhas 2, 4 e 6.

Qual a importância do cordel para a nossa cultura?

3 IMPORTÂNCIA DA LITERATURA DE CORDEL

A Literatura de Cordel mostra-se como sendo uma fonte de informação relevante em diversos aspectos, entre eles a cultura de um local, um determinado período de tempo, como também expressa as próprias histórias criadas pelos atores cordelistas.

Qual é a linguagem predominante no cordel?

Linguagem coloquial (informal); Uso de humor, ironia e sarcasmo; Temas diversos: folclore brasileiro, religiosos, profanos, políticos, episódios históricos, realidade social, etc.

Quem foi o maior escritor de cordel?

Cordel. Leandro Gomes de Barros, paraibano nascido em 19/11/1865, na Fazenda da Melancia, no Município de Pombal, é considerado o rei dos poetas populares do seu tempo.

Quais são as partes do cordel?

Cada estrofe é formada de seis versos e cada verso deve ter sete Sílabas Poéticas (Heptassílabos). Distribuição de Rimas: X A X A X A – (Os versos 1, 3 e 5 não precisam rimar. Os versos 2, 4 e 6 rimam entre si).

Quais são os principais temas do cordel?

Temas diversos: folclore brasileiro, religiosos, profanos, políticos, episódios históricos, realidade social, etc. ; Presença de rimas, métrica e oralidade.

Quem foi o pai do cordel no Brasil?

Leandro Gomes de Barros

Uma biografia de Leandro Gomes de Barros (1865-1918), o “pai da literatura de cordel”.

Como é formado o cordel?

Os folhetos de cordel são expostos em cordas ou barbantes, presos por grampos. Os folhetos de cordel medem cerca de 12 x 16 cm e como são folhas dobradas, têm número de páginas sempre múltiplos de quatro. Sua capa é feita em xilogravura e apresenta ilustrações que remetem ao conteúdo dos poemas.