6 mins read

Qual é o conceito de fração?

Quais são os conceitos de fração?

Uma fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais; Uma fração representa uma divisão, em que o numerador equivale ao dividendo e o denominador equivale ao divisor; Uma fração é um número racional.
Em cache

O que é fração 6º ano?

Uma fração é um número usado para representar parcelas de um valor inteiro que foi dividido em partes iguais, ou seja, se um objeto qualquer for dividido, o número que representará cada uma das partes obtidas nessa divisão será chamado de fração.
Em cache

Como descrever fração?

A fração é composta de um numerador e um denominador, e este último indica em quantas partes o numerador está sendo dividido. Exemplos: O número fracionário 1/2 significa que um inteiro (numerador) é dividido em duas partes iguais (denominador), cujo resultado é meio ou metade.

O que é fração 5º ano?

As frações são utilizadas para representar partes de algo inteiro. Além disso, elas são as representantes dos números racionais, logo possuem as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão muito bem definidas. Esses números também podem ser escritos na forma de números decimais e porcentagem.
Em cache

Quais são os 4 tipos de fração?

Tipos de frações

  • Frações próprias são aquelas em que o numerador é menor que o denominador. …
  • Frações impróprias são aquelas em que o numerador é maior que o denominador. …
  • Frações aparentes são aquelas em que o numerador é múltiplo do denominador. …
  • Exemplo: Vamos transformar a fração em um número misto.

Quais são as partes da fração?

Na fração, a parte de cima é chamada de numerador, e indica quantas partes do inteiro foram utilizadas. A parte de baixo é chamada de denominador, e indica a quantidade máxima de partes em que fora dividido o inteiro. Observe a leitura e a representação das seguintes frações.

Quais são os tipos de frações 5 ano?

Quais são os tipos de frações?

  • Fração própria. São frações em que o numerador, ou seja, o pedaço, é menor que o denominador, ou seja, que o todo. …
  • Fração imprópria. Estes tipos de frações são exatamente o contrário das que acabamos de ver. …
  • Fração aparente. …
  • Fração equivalente. …
  • Fração irredutível. …
  • Fração mista. …
  • Adição. …
  • Subtração.

O que é fração atividades?

Fração é uma forma de representar uma divisão entre dois números, escrevendo o dividendo sobre o divisor. O dividendo recebe o nome de numerador e o divisor, de denominador. A fração é uma forma de representar certas quantidades por meio de uma divisão. A fração é uma representação de uma divisão.

Quais são as partes de uma fração?

Na fração, a parte de cima é chamada de numerador, e indica quantas partes do inteiro foram utilizadas. A parte de baixo é chamada de denominador, e indica a quantidade máxima de partes em que fora dividido o inteiro.

Quais são os nomes das frações?

O número que está em cima é chamado de numerador (quantas partes foram consideradas do todo), o número que está em baixo é chamado de denominador (em quantas partes o todo foi dividido).

Qual é o objetivo de ensinar frações?

Objetivos de aprendizagem

Identificar, calcular e representar as frações unitárias mais usuais de quantidades discretas e contínuas.

Quais são os tipos de frações que existem?

3 – Tipos de fração. → Fração própria; → Fração imprópria; → Fração aparente; → Fração irredutível; → Fração … Os tipos de frações são próprias, impróprias, mistas e aparentes.

Como se faz a divisão de fração?

O primeiro passo para dividir frações é encontrar o inverso (invertendo o numerador e o denominador) da segunda fração. Em seguida, multiplique os dois numeradores. Depois, multiplique os dois denominadores. Por último, simplifique as frações se necessário.

Quais são as 4 operações com frações?

Sempre que operamos dois racionais, encontramos outro racional. Operações com frações, isto é, com o conjunto dos números racionais, fazem parte de um conjunto fechado para as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.

Como são os nomes das frações?

Toda fração na forma de expressão matemática é representada de acordo com uma regra geral, seus termos recebem nomes: numerador e denominador. O numerador tem o objetivo de representar determinada parte do inteiro. O denominador representa a quantidade de partes que o inteiro foi dividido.

Quais são as propriedades da fração?

* Propriedades das Frações

Uma fração não se altera, quando se multiplica seus dois termos pelo mesmo número diferente de zero ou mesmo fazendo a divisão desta fração pelo mesmo divisor comum. – Uma fração é alterada quando é adicionado ou subtraído um valor igual tanto do numerador quanto do denominador.

Quais os dois tipos de frações?

Uma fração é considerada própria quando o numerador é menor que o denominador e imprópria quando o numerador é maior que o denominador. A fração aparente é aquela cuja divisão entre o numerador e o denominador tem como resposta um número inteiro.

Qual é a importância da fração em nossa vida?

Com as frações, podemos realizar inúmeras representações e estabelecer cálculos que envolvam adição, subtração, divisão, multiplicação, radiciação e potenciação.