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Qual é o conceito de gestão de pessoas?

Qual é o conceito de gestão?

Gestão vem do termo em latim gestione, e configura o ato de administrar ou de gerir recursos, pessoas ou qualquer objeto que possa ser administrado com alguma finalidade: seja em benefício próprio ou de uma entidade.

Quais são os principais objetivos da gestão de pessoas?

Os objetivos da gestão de pessoas

  • Diminuir conflitos;
  • Motivar colaboradores;
  • Melhorar a comunicação interna e externa;
  • Aumentar a competitividade;
  • Incentivar o trabalho em equipa;
  • Gerar resultados mais satisfatórios no produto/serviço final.

Qual o conceito de gestão de pessoas Chiavenato 2010?

Segundo Chiavenato (2010), a gestão de pessoas ajuda o administrador – seja ele um diretor, gerente, chefe ou supervisor -desempenhar as quatro funções administrativas que consiste o processo administrativo, a saber: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Quais são os principais pilares da gestão de pessoas?

Para potencializar o desempenho dos colaboradores e garantir sua satisfação profissional, a gestão de pessoas se sustenta em 5 pilares:

  • Liderança;
  • Comunicação;
  • Treinamento e capacitação;
  • Trabalho em equipe;
  • Processos.

Qual a função da gestão?

A função do gestor é liderar equipes e tomar as decisões estratégicas necessárias para atingir os objetivos da organização para a qual trabalha. Assim, atuar como gerente envolve oito grandes funções: analisar, planejar, tomar decisões, organizar, delegar, coordenar, liderar e monitorar.

Quais são os três tipos de gestão?

7 Principais Tipos de Gestão para a Empresa

  • 1- Gestão Centralizadora.
  • 2- Gestão Democrática.
  • 3Gestão por Processos.
  • 4- Gestão por Resultados.
  • 5- Gestão por Cadeia de Valor.
  • 6- Gestão Comportamental.
  • 7- Gestão por Competências.
  • As características da sua empresa.

Qual a importância e para que serve a gestão de pessoas?

A importância da gestão de pessoas

Portanto, a gestão de pessoas é extremamente importante, pois ajuda tanto a empresa como os colaboradores a se sentirem mais motivados a trabalhar na empresa, criando um ambiente mais cooperativo e com maior flexibilidade ao tratar bem as pessoas.

Quais são as principais características da gestão de pessoas?

5 características de uma gestão de pessoas de sucesso

  • Comunicação transparente.
  • Equipes produtivas.
  • Ambiente de trabalho saudável.
  • Processos automatizados.
  • Treinamentos que geram bons resultados.

Qual é o conceito da moderna Gestão de Pessoas?

A moderna Gestão de Pessoas tem a capacidade de concertar (sentido de concerto de algo) a pluralidade, as competências e capacidade das pessoas e fazer com que isso eleve a Missão e a visão de qualquer organização, seja no campo público ou no campo privado.

Qual o conceito e surgimento da Gestão de Pessoas?

A gestão de pessoas teve sua origem no início do século XX, com a aplicação de princípios científicos à administração, conhecida como "Administração Científica" de Frederick Taylor. Nessa época, a ênfase estava na eficiência e na divisão do trabalho, com pouca consideração pelo bem-estar dos trabalhadores.

Quais os princípios da gestão de pessoas?

Se você tem interesse nesse assunto, conheça a seguir os 5 pilares da gestão estratégica de pessoas que você não pode perder de vista!

  1. Treinamento e desenvolvimento. O incentivo ao desenvolvimento pessoal e profissional tem ganhado cada vez destaque nas organizações. …
  2. Comunicação. …
  3. Liderança. …
  4. Processos. …
  5. Trabalho em equipe.

O que é a gestão em poucas palavras?

Gestão é um conjunto de princípios relacionados às funções de planejar, organizar, dirigir e controlar uma companhia. Aprenda na prática: Ela consiste em trabalhar com os recursos disponíveis da maneira mais eficiente possível para atingir os objetivos esperados com o mínimo de despesas.

Quais são as 4 funções da gestão?

Entenda as quatro funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Quais são os tipos de gestão de pessoas?

A seguir, vamos conhecer 12 modelos de gestão para ajudar você a alcançar o melhor potencial da sua equipe de trabalho:

  • Gestão democrática.
  • Gestão inspiradora.
  • Gestão meritocrática.
  • Gestão com foco em resultados.
  • Gestão autoritária ou autocrática.
  • Gestão por cadeia de valor.
  • Gestão flexível.
  • Gestão por desempenho.

Quais são os três aspectos fundamentais da gestão de pessoas?

Gestão de pessoas como competência da liderança

Motivar cada colaborador e engajar a equipe com uma visão e missão estimulantes. Criar uma cultura de responsabilização mútua.

O que fazer para ter uma boa gestão de pessoas?

6 dicas de como fazer uma boa gestão de pessoas nas empresas

  1. Alinhe os colaboradores à cultura organizacional. …
  2. Promova um clima favorável na sua empresa. …
  3. Faça avaliação de desempenho periodicamente. …
  4. Implemente a cultura do feedback. …
  5. Crie um plano de carreira para os colaboradores.

Quais as 3 etapas da gestão de pessoas?

Sendo assim, vamos concentrar os principais processos de gestão de pessoas em: (1) recrutar e selecionar, (2) capacitar, (3) remunerar e (4) avaliar o desempenho.

Quais são os processos de gestão de pessoas?

Quais são os principais processos da gestão de pessoas?

  • Agregar pessoas. …
  • Aplicar pessoas. …
  • Recompensar pessoas. …
  • Desenvolver pessoas. …
  • Manter pessoas. …
  • Monitorar os resultados.