6 mins read

Qual é o conceito de regência?

O que é conceito de regência?

Regência, tanto a regência verbal como a regência nominal, é o processo em que um termo determinante rege outro determinado a ele, estabelecendo relação de subordinação entre os dois. A marca de subordinação costuma dar-se pela preposição que liga um termo ao outro ou pela ausência dela.
Em cache

O que é fazer uma regência?

A Fase de Regência é a última fase do estágio supervisionado, na qual o estagiário ministra 8 aulas e essas aulas são avaliadas pelo docente supervisor do estágio. Para Krasilchik (2005) o estágio de regência é aquele em que o estagiário tem a responsabilidade da condução da aula.

Quais tipos de regência?

A regência pode ser classificada em regência verbal ou regência nominal, conforme a natureza do termo regente:

  • Na regência verbal o termo regente é um verbo;
  • Na regência nominal o termo regente é um nome.

Em cacheSemelhantes

O que é regência verbal e exemplos?

Regência verbal sem preposição

Verbos transitivos diretos estabelecem regência com um objeto direto sem a presença de uma preposição. Exemplos de regência verbal sem preposição: Eu ainda não li o livro. Ela já fez o bolo.

O que é regência aula?

A REGÊNCIA é o campo da língua portuguesa que estuda as relações de concordância entre os verbos (ou nomes) e os termos que completam seu sentido. Ou seja, estuda a relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos.

O que se estuda em regência?

Regência verbal é a parte da língua que se ocupa da relação entre os verbos e os termos que se seguem a eles e completam o seu sentido. Os verbos são os termos regentes, enquanto os objetos (direto e indireto) e adjuntos adverbiais são os termos regidos.

O que é uma regência na escola?

A regência, se constitui pela prática o momento específico que o aluno/estagiário (futuro professor) mostra se seus saberes teóricos adquiridos ao longo de sua formação serão desencadeados numa ação docente prática satisfatória ou não.

Quais são as principais características da regência?

Quais são as principais características do Período Regencial? O Período Regencial durou 9 anos, entre 1831 e 1840. Foi um momento histórico marcado por instabilidade política, pois foram 4 governos diferentes em menos de 10 anos. Também houve tentativas separatistas, disputas internas e Revoltas Regenciais.

Quais as características da regência?

A regência se caracteriza pela relação de dependência que se estabelece entre os verbos e os nomes (substantivos, adjetivos e advérbios). A seção com a qual você, por vezes, estabelece familiaridade trata de um assunto que, a princípio, todos parecem ter certa noção: regência.

Qual a função da regência verbal?

Regência verbal é a parte da língua que se ocupa da relação entre os verbos e os termos que se seguem a eles e completam o seu sentido. Os verbos são os termos regentes, enquanto os objetos (direto e indireto) e adjuntos adverbiais são os termos regidos.

Quais são as regras de regência verbal?

Na regência verbal há um termo regente que estabelece uma relação com um termo regido. O termo regente é sempre o verbo e o termo regido é o complemento verbal. Quando o termo regido é um objeto direto, a regência verbal é estabelecida através de uma preposição.

O que estudamos na regência?

Na realidade o que estudamos na regência verbal é se o verbo comporta-se como intransitivo, transitivo direto e/ou indireto, e qual a preposição relacionada com ele. Abreviaturas usadas na Regência dos Verbos: Td (= transitivo direto). Ti (= transitivo indireto). / Tdi (= Transitivo direto e indireto).

Como estudar regência?

Estudar regência envolve vários outros tópicos, como transitividade verbal e uso de pronomes oblíquos que exercem função de objeto. Procure estar atento à matéria, inclusive quando estiver lendo sobre outros temas. Você vai perceber como a regência constrói uma linha coerente entre as palavras no texto.

Como funciona a regência verbal?

Na regência verbal, o verbo é o regente da oração, enquanto o seu complemento é o termo regido, logo é o que irá ser flexionado. Então, podemos entender por regência verbal a relação que o verbo estabelece com seu complemento (objeto direto ou indireto).

O que é sintaxe de regência?

A sintaxe de regência trata da relação de um termo, seja ele nome ou verbo, e seus complementos. É devido a regência que se sabe a diferença entre os significados do verbo implicar nas duas orações a seguir: Os alunos implicaram com o novo coordenador. (ter aversão)

O que é regência para professor?

O professor regente é a figura responsável pelo ensino, assim como por seus alunos em sala de aula, incluindo o aluno surdo.

Qual a importância da regência em sala de aula?

É importante que o professor conquiste os alunos e tenha um bom relacionamento com os mesmos, já que isso é, também, um fator determinante para a aplicação de uma boa aula. A experiência de regência torna o acadêmico muito mais preparado para o mercado de trabalho além de aguçar seus sentidos no âmbito escolar.

Quais as fases da regência?

A regência pode ser dividida em duas fases, cada uma com mais dois períodos. A primeira fase é a da regência trina, subdividida em regência provisória e permanente. A segunda é a fase da regência una, subdividida nas regências de Diogo Feijó e Araújo Lima.