4 mins read

Qual é o correto assistir o jogo ou assistir ao jogo?

Como usar o verbo assistir?

No sentido de “ajudar, prestar assistência ou socorro, tratar”, o verbo assistir é transitivo direto, isto é, seu complemento não é precedido por preposição: Assistiu a doente assim como assiste muitas pessoas necessitadas. Recordo-me que o padre assistia o bispo no desempenho de seu cargo.
Em cache

Quando se usa o ao?

“No” tem sentido de “dentro”, e “ao” tem sentido de “para” ou “em direção a”. Usando um exemplo semelhante ao do erro anterior: Na hora de falar, quase sempre dizemos “Vou no banheiro”. Mas na hora de escrever, o correto é “Vou ao banheiro”, pois você vai para/em direção ao banheiro.

Foi no show ou ao show?

Se você tiver dúvidas,por exemplo: Nós vamos ao cinema ou no cinema ? E outros. Saiba que o certo é "Ir ao cinema".

Qual é a transitividade do verbo assistir?

O verboassistir” será transitivo indireto quando significar “presenciar”, “estar presente”, necessitando de um objeto indireto.
Em cache

Qual é o tempo verbal de assistir?

assistir – verbo

Indicativo
Presente Pretérito imperfeito Futuro imperfeito
assisto assistes assiste assistimos assistis assistem assistia assistias assistia assistíamos assistíeis assistiam assistirei assistirás assistirá assistiremos assistireis assistirão
Conjuntivo / Subjuntivo Infinitivo
Presente Pretérito imperfeito assistir

Qual o tempo verbal de assistir?

PRESENTE PRETÉRITO IMPERFEITO FUTURO
assista assistisse assistir
assistas assistisses assistires
assista assistisse assistir
assistamos assistíssemos assistirmos

Foi ao dentista ou foi no dentista?

Neste caso “no” é indicativo de lugar (em+o) e, assim, sugere que a pessoa está “colada” no telefone. Ao telefone é a expressão apropriada, pois a preposição "a" pode indicar a ideia de aproximação. Quando falamos ao telefone, estamos próximos do aparelho e não "no" aparelho.

Foi no médico ou ao médico?

As duas noções estão corretas. Uma se refere ao singular ( vou a médico, primeira pessoa do singular- eu) e a outra ao plural ( vamos ao médico, primeira pessoa do plural- nós) espero ter ajudado.

Qual é o correto entre mim e ele ou entre eu e ele?

Então, o correto é “Entre mim e você”, pois após a preposição usa-se pronome pessoal do caso oblíquo. Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉 Da mesma forma será com as demais preposições: para mim e você, para mim e ti, sobre mim e ele, entre mim e ela, contra mim, por mim, etc.

E ao OU AO?

No caso de se ter a preposição mais artigo, ficará: Ele vai ao aeroporto. (preposição a + artigo o) e Ele vai à escola. (preposição a + artigo a).

Qual é o correto jogo?

Significado de Jogo

substantivo masculino Ação de jogar; folguedo, brinco, divertimento.

Qual o correto eu assisti ou eu assistir?

assistir

eu assisti
ele, ela, você assistiu
nós assistimos
vós assististes
eles, elas, vocês assistiram

Qual é o certo assisti ou assiste?

Assiste → terceira pessoa, no presente. Ele assiste. Assisti → primeira pessoa, no passado. Eu assisti.

Qual a diferença entre assistir ao e assistir o?

O verbo assistir será transitivo indireto quando tiver significado de presenciar, comparecer, ver, estar presente, testemunhar, caber. Portanto, a preposição “a” será obrigatória! Portanto, o correto é: Nós assistimos ao jogo!

Qual o correto falar ao telefone ou no telefone?

Neste caso “no” é indicativo de lugar (em+o) e, assim, sugere que a pessoa está “colada” no telefone. Ao telefone é a expressão apropriada, pois a preposição "a" pode indicar a ideia de aproximação. Quando falamos ao telefone, estamos próximos do aparelho e não "no" aparelho.

Foi a luta ou foi à luta?

Assiste-se “a” alguma coisa. Já a palavra “luta” é antecedida do artigo “a”. Assistir a + a luta = assistir à luta. Verbo ir: vai-se “a” algum lugar.

Qual o correto ir ao banheiro ou ir no banheiro?

Na hora de falar, quase sempre dizemos “Vou no banheiro”. Mas na hora de escrever, o correto é “Vou ao banheiro”, pois você vai para/em direção ao banheiro.

Faz anos ou fazem anos?

A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo.