6 mins read

Qual é o dia da festa de Reis?

Que dia se comemora festa de Reis?

6 de janeiro

Última atualização em 6 de janeiro de 2023 às, 08h18. Nesta sexta-feira, 6, é a celebração do Dia de Reis, uma das datas mais importantes para a religião católica. A celebração é marcada por eventos em diversos locais do país e representa uma homenagem a Jesus, maior símbolo do catolicismo.
Em cache

O que devemos fazer no Dia de Reis?

O “Dia de Reis”, então, é celebrado até hoje e encerra para os católicos os festejos natalinos. Além de desmontar o presépio e a árvore de Natal, é tradição também fazer a simpatia da romã e pedir coisas boas para o ano que se inicia.

Qual a data da Folia de Reis?

A manifestação cultural e religiosa, com folias e cortejos, é tradição do 6 de janeiro em diversas regiões do país.
Em cache

O que é a festa de Reis?

A Folia de Reis ou Reisado é um auto popular que procura rememorar a jornada dos reis Magos, a partir do momento em que eles recebem o aviso do nasciment do Messias, até a hora em que encontram o Deus-menino na lapinha.

O que significa Dia de Reis na Bíblia?

No calendário cristão, o Dia de Reis marca o momento que três reis magos do Oriente foram visitar o recém-nascido Jesus Cristo. Segundo o professor do curso de pós-graduação em Fundamentos da Educação Cristã da Universidade Mackenzie Ítalo Curcio, a data é conhecida também como dia da Epifania ou Teofania.

Porque dia 6 é Dia de Reis?

De acordo com a tradição católica, no dia 6 de janeiro os três reis magos (Baltasar, Gaspar e Melchior) vindos do Oriente para adorar o menino Jesus, os magos ofereceram presentes ao recém-nascido. Gaspar levou incenso, Belchior entregou ouro e Baltazar, mirra, uma espécie de resina.

O que pedir para os três reis magos?

Os Reis Magos na Bíblia

E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.

O que a Bíblia diz sobre Dia de Reis?

Na Bíblia, a referência sobre os três reis magos está no evangelho de São Mateus. O relato conta que, alguns dias após o nascimento de Jesus, magos guiados por uma estrela foram visitar e oferecer presentes para o recém-nascido filho de José e Maria. Esses presentes têm um papel importante na celebração.

Qual é o nome dos três reis magos?

Como percebemos no item anterior do texto, os magos ficaram conhecidos pelos nomes de Gaspar, Baltasar e Belchior (também conhecido como Melchior).

O que significa Folia de Reis para os evangélicos?

Festejo para louvar os três reis magos

A Folia de Reis é a festa que comemora e louva os três Reis Magos: Gaspar, Melchior – ou Belchior- e Baltazar. Eles que visitaram Jesus Cristo dias depois do seu nascimento, segundo os Católicos.

Onde acontece a festa de Reis?

No Brasil, a festa é celebrada em diversas regiões do país. Os estados onde essa tradição está mais presente são: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás.

Qual é o significado dos três reis magos?

Dentro da tradição cristã, os reis magos são conhecidos por serem os personagens que visitaram Jesus Cristo logo após o seu nascimento, eles são chamados pelos nomes Baltasar, Gaspar e Melchior.

Quem trouxe a festa dos Reis para o Brasil?

A história da origem da Folia de Reis está associada a uma tradição cristã, vinda de Portugal e Espanha e trazida ao Brasil no século XIX. É celebrada pela Igreja Católica como forma de comemoração à visita dos três reis magos ao menino Jesus e costuma ter duração de 12 dias.

Porque se deve comer romã no Dia de Reis?

Manda a tradição que no Dia de Reis, data em que encerra o ciclo natalino segundo a crença cristã, se coma romã, a fruta que é o símbolo da fartura.

Como rezar para os reis magos?

Ó bondosos Santos Reis, ajudai-nos, amparai-nos, protegei-nos e iluminai-nos! Derramai vossas bênçãos sobre nossas humildes famílias, colocando-nos debaixo de vossa proteção, da Virgem Maria, a Senhora da Glória, e São José. Nosso Senhor Jesus Cristo, o Menino do Presépio, seja sempre adorado e seguido por todos. Amém!

O que significa os presentes dos três reis magos?

Mirra: composto usado no embalsamamento, fazia referência ao sacrifício de Cristo e a sua ressurreição. Ouro: representava a realeza de Jesus Cristo, ressaltando o fato que ele era o rei dos judeus. Incenso: usado nos templos, era um presente exclusivo aos sacerdotes, reforçando, assim, a divindade de Cristo.

Qual é a oração dos Três Reis Magos?

Oração aos Três Reis Magos

Ó amáveis Santos Reis, fostes vós os primeiros a terem a ventura de adorar, amar e beijar a Jesus Menino, e oferecer-lhe a vossa devoção e fé, incenso, ouro e mirra. Queremos, em nossa fraqueza, imitar-vos, seguindo a Estrela da Verdade. E descobrindo a Menino Jesus, para adorá-lo.

O que os 3 reis magos levam?

Os magos, então, ofereceram ao menino Jesus três presentes: incenso, mirra e ouro. Após isso, foram avisados por Deus em um sonho que não deveriam informar nada a Herodes e, assim, retornaram para sua terra por outro caminho. É válido ressaltar que a narrativa bíblica, em nenhum momento, refere-se aos magos como reis.