5 mins read

Qual é o Dia Nacional da leitura?

Qual é o dia Mundial da leitura?

12 de outubro

Data – O Dia Nacional da leitura – 12 de outubro – foi instituído por meio da Lei nº 11.899, de 8 de janeiro de 2009, que também prevê a celebração da Semana Nacional da Leitura e da Literatura no Brasil..
Em cache

Como surgiu o Dia Nacional da Leitura?

A data foi criada no ano de 2009, devido a lei nº 11.899/09, criada pelo então senador Cristovam Buarque. A ocasião tem como objetivo “estimular a convivência da sociedade com a produção literária do país”,e é claro, difundir o prazer da leitura para pessoas de todas as idades.
Em cache

Qual é Dia Nacional do Livro?

Dia Nacional do Livro é comemorado neste sábado (29/10)

O que se comemora no dia 29 de outubro?

Em 29 de outubro, comemora-se o Dia Nacional do Livro. A escolha da data deu-se em homenagem ao dia em que também foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para a colônia, em 1810.
Em cache

Porque dia 23 é o dia do livro?

Origem do Dia Mundial do Livro

O dia 23 de abril foi escolhido por ser a data da morte de três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes, e Inca Garcilaso de la Vega.

Qual é o dia da leitura infantil?

dia 18 de abril

Acima de tudo, o dia 18 de abril comemora a leitura infantil e seu universo lúdico e particular, sem deixar de lado a conscientização dos adultos e das instituições responsáveis pela formação da criança. O incentivo à leitura é, portanto, um desafio para pais ou responsáveis, escolas, editoras, enfim, todo um país.

Quem trouxe a leitura para o Brasil?

Os jesuítas foram os principais educadores de quase todo o período colonial, atuando, aqui no Brasil, de 1549 a 1759.

Quando foi criada a leitura?

Os registros mais antigos de escribas são do Egito e datam de aproximadamente 3 mil anos antes de Cristo. Aqui vemos um grande avanço na história da leitura: ela não era mais usada apenas para questões comerciais ou legais, mas também para comunicação e registro da história.

Em que ano foi criado o Livro?

Os primeiros livros foram criados pelo povo sumério, quando este começou a escrever em tabletes de argila, por volta do ano 3.200 a.C. na Mesopotâmia, atual Iraque.

Quem criou o Dia Nacional do Livro?

Monteiro Lobato

A homenagem surgiu a partir de um projeto discutido no Congresso Nacional no início dos anos 2000 (PLC 111/2001). O então senador Geraldo Cândido (PT-RJ), que relatou a proposta, afirmou que a data tem um significado muito importante por lembrar Monteiro Lobato.

O que se comemora no dia 24 de outubro?

O dia 24 de outubro é o Dia da Organização das Nações Unidas. A data faz alusão à Carta da ONU, que foi elaborada pelos representantes de 50 países presentes à Conferência sobre Organização Internacional, que se reuniu em São Francisco de 25 de abril a 26 de junho de 1945.

O que se comemora no dia 25 de outubro?

O Dia do Dentista é comemorado no dia 25 de Outubro porque em 1884, foi assinado o decreto 9.311, que criou os primeiros cursos de graduação de odontologia no Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia. Uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial para a comemoração do Dia do Dentista Brasileiro.

Qual é o dia da biblioteca?

dia 9 de abril

Por este motivo, o dia 9 de abril é lembrado como o Dia Nacional da Biblioteca.

Qual é a importância da leitura?

A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.

Quem é o pai da literatura infantil?

Monteiro Lobato

A data homenageia também Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil no Brasil, que dedicou sua vida à escrita de histórias que encantaram e educaram gerações de crianças brasileiras.

Como trabalhar o dia da leitura?

Atividades para o Dia do Livro

  1. Roda de Leitura. Nada melhor do que celebrar o Dia do Livro, lendo! …
  2. Pesquisa colaborativa. …
  3. Aluno escritor. …
  4. Carta para o autor. …
  5. Ler para o outro. …
  6. Apresentação para as famílias. …
  7. Tapete de livros. …
  8. Marca página divertido.

Quem fundou a leitura?

A origem da livraria Leitura é mineira, mais especificamente da capital do estado, Belo Horizonte. Tudo começou com um pequeno sebo criado por Emídio Teles quando tinha apenas 17 anos. A ideia era vender livros usados em bom estado — assim como é a proposta da grande maioria dos sebos.

Quem foi que criou a leitura?

Os Escribas – Aproximadamente 3000 a.C.

Os registros mais antigos de escribas são do Egito e datam de aproximadamente 3 mil anos antes de Cristo. Aqui vemos um grande avanço na história da leitura: ela não era mais usada apenas para questões comerciais ou legais, mas também para comunicação e registro da história.