5 mins read

Qual é o futuro do verbo poder?

Qual o futuro do verbo poder?

Verbo “poder” no futuro do subjuntivo:

Se eu puder, vou querer ir. Quando eu puder pagar muitas coisas, vou me oferecer para ajudar nas despesas.
Em cache

Como se conjuga o verbo poder?

Indicativo

  1. Presente. euposso. tupodes. elepode. nóspodemos. …
  2. Pretérito Imperfeito. eupodia. tupodias. elepodia. nóspodíamos. …
  3. Pretérito Perfeito. eupude. tupudeste. elepôde. …
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eupudera. tupuderas. elepudera. …
  5. Futuro do Presente. eupoderei. tupoderás. elepoderá …
  6. Futuro do Pretérito. eupoderia. tupoderias. elepoderia.

Em cacheSemelhantes

Poderia passado ou futuro?

A forma "poderia" faz parte do futuro do pretérito do indicativo e exprime dúvida, probabilidade, suposição sobre fatos passados. Por exemplo: Se ele tivesse estudado mais, poderia ter passado no concurso.

Poderia e futuro do pretérito?

Ele expressa incerteza, surpresa e indignação, sendo utilizado para se referir a algo que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação no passado. Exemplos: Nós cantaríamos na festa de despedida. Ele faria a torta de nozes.

Tem no futuro?

Futuro: tiver, tiveres, tiver, tivermos, tiverdes, tiverem.

Por que futuro do pretérito?

O futuro do pretérito do indicativo se refere a um fato que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação passada. É utilizado também para indicar uma ação que é consequente de outra, encontrando-se condicionada. Expressa ainda incerteza, surpresa e indignação.

Qual é o sentido do verbo poder?

Significado de Poder. verbo transitivo direto e intransitivo Possuir a capacidade ou a oportunidade de: podemos fazer o trabalho; mais pode o tempo que a pressa.

Faz anos ou fazem?

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

O que é verbo no passado presente e futuro?

Os tempos verbais indicam o momento em que se passa a ação descrita pelo verbo. Se a ação ocorre antes da fala, o verbo está no passado (ou pretérito); se acontece no momento da enunciação, está no presente; e se transcorre num momento posterior ao da fala, está no futuro.

O que é futuro do presente e futuro do pretérito?

Futuro do presente: indica um fato posterior ao momento em que se fala. Ex.: Não tenho a intenção de esconder nada, assim que seus pais chegarem contarei o fato ocorrido. Futuro do pretérito: indica um processo futuro tomado em relação a um fato passado. Ex.: Ontem você ligou dizendo que viria ao hospital.

Será presente ou futuro?

Tempo futuro do presente
singular 1ª (eu) serei
3ª (ele/ela) será
plural 1ª (nós) seremos
2ª (vós) sereis

O que é o futuro do presente?

Desse modo, o futuro do presente do indicativo indica um tempo posterior ao momento da fala, ou seja, um fato futuro com relação ao momento presente.

O que é o futuro do passado?

O futuro do pretérito composto é usado para falar de acontecimentos que poderiam ter acontecido no passado, mas que não se concretizaram. Se eu soubesse que você estava com fome, teria preparado o jantar com antecedência.

É certo falar podido?

Significado de Podido

Ação de ser ou de estar autorizado para realizar alguma coisa: estava decepcionado por não ter podido terminar a prova. Etimologia (origem da palavra podido). A palavra podido deriva como forma verbal do verbo poder.

Não vai poder ou puder?

– Irei de férias quando puder. – Enquanto pudermos ajudar os nossos filhos, vamos fazê-lo. Poder é o infinitivo do mesmo verbo e pronuncia-se com e semifechado: – Vou acabar de estudar para depois poder sair.

Fazem feliz ou fazem felizes?

A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.

Faz dois dias ou fazem dois dias?

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

Como conjugar verbos no futuro do presente?

Terminações do futuro do presente do indicativo (verbos regulares)

  1. ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -arei. (Tu) radical + -arás. (Ele) radical + -ará (Nós) radical + -aremos. …
  2. ª conjugação (-er) (Eu) radical + -erei. (Tu) radical + -erás. (Ele) radical + -erá (Nós) radical + -eremos. …
  3. ª conjugação (-ir)