5 mins read

Qual é o gerúndio do verbo estar?

Qual o verbo está no gerúndio?

Gerúndio é a forma nominal do verbo que indica continuidade. Assim, ele mostra o desenvolvimento de uma ação em andamento ou duradoura.
Em cacheSemelhantes

Como saber se o verbo estar no gerúndio?

Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.
Em cache

Como usar estar gerúndio?

O modelo EG (estar + gerúndio) é usado tipicamente com o verbo estar, mas outros verbos podem assumir a posição de primeiro verbo da combinação como vemos na série a seguir: Andar fazendo. Estar fazendo. Ficar fazendo.
Em cache

Como se conjuga o verbo estar?

  1. – está (tu) esteja (ele/ela) estejamos (nós) estai (vós) estejam (eles/elas)
  2. – não estejas (tu) não esteja (ele/ela) não estejamos (nós) não estejais (vós) não estejam (eles/elas)
  3. para estar (eu) para estares (tu) para estar (ele/ela) para estarmos (nós) para estardes (vós) para estarem (eles/elas)

Pode estar e gerúndio?

3. Infinitivo flexionado não deve ser usado no gerúndio. Por exemplo: Podendo estar ligando, falo com você.

Quais são os tipos de gerúndio?

Primeiro, ele aponta para uma ação concluída antes da ação da oração principal. E segundo, o gerúndio composto aparece nas orações com a presença de dois verbos.

Vai estar e gerúndio?

Outro exemplo do gerúndio empregado na forma correta é quando ele expressa uma ação que ocorrerá durante outro processo e que terá determinada duração. Exemplo: Não vá em casa nessa hora, porque eu vou estar estudando. Amanda vai estar dormindo, até amanhã.

É correto falar eu vou estar fazendo?

“Vou estar fazendo” é o jeito informal de dizer “estarei fazendo”. Ambos são igualmente corretos, estruturas perfeitas (e canônicas) da língua portuguesa. Nesse caso, a pessoa deixou claro que no horário mencionado a ação de fazer prova estará em curso, portanto o uso do gerúndio está impecável!

Qual é o verbo estar?

O verbo estar é um verbo irregular. Na sua conjugação, há alterações no radical e nas terminações, como: eles estão, que ele esteja, se eu estivesse.

Quais são os verbos de estar?

Verbo estar

Presente do indicativo estou, estás, está, estamos, estais, estão
Infinitivo flexionado estar, estares, estar, estarmos, estardes, estarem
Pretérito imperfeito do ind. estava, estavas, estava, estávamos, estáveis, estavam
Formas nominais estar, estando, estado

É correto falar vamos estar?

Vamos estar nos encontrando amanhã à tarde. Correto → Nos encontraremos amanhã à tarde ou vamos nos encontrar amanhã à tarde. Ele vai estar te ligando assim que chegar em casa.

Vai estar gerundismo?

"Vou estar completando sua ligação." (Construção errada, gerúndio desnecessário.) Mas fique atento! Em algumas construções, quando a frase indica um processo com certa duração que ainda vai acontecer, não é errado dizer: "Amanhã, enquanto você passeia, eu vou estar estudando o que é gerundismo.

O que é gerúndio e exemplos?

O gerúndio expressa uma ação que está em curso ou que ocorre simultaneamente ou, ainda, que remete a uma ideia de progressão. Sua forma nominal é derivada do radical do verbo acrescida da vogal temática e da desinência -ndo. Exemplos: comendo; partindo.

O que é o gerúndio?

Entenda o que é gerúndio

Gerúndio é uma das três formas nominais existentes na língua portuguesa, as outras duas são o Particípio e o Infinitivo. A característica do gerúndio é expressar a continuidade de uma ação, ou seja, demonstra que ela teve início e continua acontecendo.

Quando não usar o gerúndio?

Pode desempenhar função de advérbio ou adjetivo, sendo empregado para indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala. III. O gerúndio deve ser evitado, já que seu uso excessivo pode levar ao gerundismo, fenômeno considerado como um vício de linguagem.

Como usar o verbo estar?

Estar: significado

Deve ser utilizado, principalmente, nas locuções verbais, quando o mesmo tiver regência de uma preposição e quando não houver sujeito definido. Ainda pode ser usada em alguns outros casos. Geralmente, a dúvida está na utilização do verbo nas locuções ou em frases com preposições.

Qual é o complemento do verbo estar?

Os verbos estar e ir, embora estejam enquadrados como intransi- tivos, necessitam de complemento, como já foi apresentado acima. Eles exigem um termo que auxilia no entendimento da oração, normalmente, o adjunto adverbial (geralmente de lugar) ocupa-se dessa função.

Qual é o sentido do verbo estar?

Significado de Estar

Permanecer, durante um tempo, em determinado momento ou lugar: estamos em greve; o presidente nunca esteve em Madrid. Fazer-se presente; comparecer: o professor não esteve na escola. Ser incapaz de se movimentar; ficar: esteja na sala até o professor entrar.