6 mins read

Qual é o médico especialista em colonoscopia?

Como se chama o especialista em colonoscopia?

O que faz o Médico Coloproctologista? Coloproctologista é um médico especializado em doenças do intestino grosso: cólon, reto e ânus. Ele é o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento, tanto clínico quanto cirúrgico, dessas doenças.
Em cache

Qual é a diferença entre proctologista e coloproctologista?

O proctologista é o especialista que estuda, diagnostica e trata de problemas de saúde que estão relacionados especificamente ao ânus e ao reto. ​Já o coloproctologista, além de diagnosticar e tratar estas mesmas áreas, cuida também de problemas que ocorrem no intestino grosso, delgado e no cólon.
Em cache

Qual médico substitui o proctologista?

O gastroenterologista é o médico habilitado para fazer diagnósticos e tratar doenças que atingem o aparelho digestivo. Qualquer doença que esteja relacionada ao aparelho digestivo, ou seja, da boca até o ânus, deve ser diagnosticada e tratada por esse profissional.

Qual o valor de um exame de colonoscopia?

Em média esse exame custa na rede particular em clínicas particulares de 500 a 700 reais levando em consideração a idade do paciente.

O que devo fazer antes de ir ao proctologista?

Em geral, a preparação se dá com alimentação mais leve e pobre em fibras no dia anterior ao exame, uso de laxativos (somente com a indicação médica), ingestão de bastante água e jejum oito horas antes do procedimento. Ainda tem dúvidas sobre a coloproctologia ou alguma doença intestinal ou renal?

Qual a diferença entre o gastroenterologista e o proctologista?

O gastroenterologista tem uma abordagem mais clínica, do tubo digestivo como um todo, incluindo ainda algumas glândulas anexas, como pâncreas e fígado. O coloproctologista tem uma abordagem clínica e cirúrgica que envolve principalmente a parte mais baixa do aparelho digestivo, como intestino grosso, reto e ânus.

Quando devo procurar um coloproctologista?

Quando devo procurar um coloproctologista? A consulta com o médico coloproctologista deve acontecer assim que se iniciarem os primeiros sinais e sintomas de problemas intestinais, tais como alterações nas fezes, sangramentos e coceiras anais, cólicas abdominais, dentre outros.

Quando é necessário procurar um proctologista?

A proctologia e coloproctologia é a área da medicina que trata doenças do intestino grosso, reto e ânus. Entre as mais comuns estão as hemorróidas, constipação ou diarréia crônicas, infecções e câncer colorretal.

O que pode ser detectado no exame de colonoscopia?

Quais doenças o exame do intestino detecta? O exame pode auxiliar seu médico a identificar possíveis causas de dor abdominal, sangramento retal, diarreia crônica, triagem para câncer de cólon e pólipos.

Quanto tempo demora para sair o resultado do exame de colonoscopia?

O resultado da avaliação do material retirado costuma demorar alguns dias para ser liberado. O exame demora entre 20 e 60 minutos. Se a limpeza do cólon não estiver satisfatória, o médico costuma optar por interromper o exame, remarcando-o para outra data. O sedativo leva tempo para desaparecer completamente.

Quem tem hemorroida pode fazer o exame de colonoscopia?

Em geral, estes são os casos que, mesmo o paciente apresentando hemorroidas ou mesmo uma fissura anal, o exame de colonoscopia deve ser feito de forma preventiva. Em alguns casos, o preparo para o exame pode piorar alguns sintomas, bem como a passagem do aparelho, por mais que seja feita com cuidado.

Como o proctologista examina o paciente?

Com o paciente deitado de lado ou com os joelhos apoiados na maca, inicia-se a INSPEÇÃO ANAL. Neste momento o proctologista vai olhar e palpar toda a região do períneo em busca de anormalidades. Também é solicitado para que o paciente faça força e assim é avaliado se há exteriorização de alguma estrutura do ânus.

Quem tem hemorróida pode fazer o exame de colonoscopia?

Em geral, estes são os casos que, mesmo o paciente apresentando hemorroidas ou mesmo uma fissura anal, o exame de colonoscopia deve ser feito de forma preventiva. Em alguns casos, o preparo para o exame pode piorar alguns sintomas, bem como a passagem do aparelho, por mais que seja feita com cuidado.

Quanto custa a consulta do coloproctologista?

Agende sua consulta com coloproctologia por apenas R$ 130,00 reais.

Quando a colonoscopia indica câncer?

"A colonoscopia permite que se possa detectar a existência de pólipos que futuramente poderão dar origem a um tumor. Retirando-se o pólipo, exclui-se também a chance de um câncer crescer ali naquele local”, afirma.

Quais doenças a colonoscopia mostra?

É utilizada para detectar doenças do intestino, entre elas, o câncer colorretal. Em uma revisão recente de 25 estudos com 9223 pacientes, a sensibilidade encontrada para detecção de câncer colorretal através da colonoscopia foi de 94.7 %.

Qual o risco de fazer o exame de colonoscopia?

Os riscos do procedimento

Para aqueles que realizam o exame existe um pequeno risco de perfuração do revestimento do cólon, que pode causar sangramento. Nesse caso o médico poderá fechar a ferida durante o próprio exame.

Quanto tempo dura o efeito da anestesia da colonoscopia?

O procedimento pode demorar entre 15 a 60 minutos pelo que o doente deve sempre contar, especialmente no caso de exames com anestesia, com duas a três horas de duração total entre o tempo de espera, preparação e recuperação.