3 mins read

Qual é o médico que cuida da endometriose?

O que a endometriose pode causar no corpo?

Endometriose pulmonar

Como as células endometriais sofrem a influência direta dos hormônios do ciclo menstrual, podem ocasionar sangramento de vias aéreas durante a menstruação, que pode ser perceptível através de tosse com secreção serosanguinolenta.

Quais são os sintomas da endometriose no intestino?

Dor na relação sexual; Dor para urinar durante o período menstrual; Distensão abdominal; Fadiga crônica.

Como fica a barriga de uma pessoa que tem endometriose?

A paciente fica com a barriga bastante inchada e com sensação de estar cheia. Muitas vezes esse inchaço é doloroso. É comum as mulheres relatarem que essa distensão aparece em um certo momento do ciclo menstrual, mas pode também não ter relação com tal período.

O que pode acontecer se não tratar a endometriose?

Caracterizada principalmente por fortes dores, a doença pode causar infertilidade se não tratada da forma correta. O Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, realiza atendimento especializado para tratar o problema.

Onde dói quem tem endometriose?

Dor na parte superior do corpo

Devido à endometriose no diafragma, algumas mulheres podem sentir dor no peito e nos ombros. Em alguns casos, se a endometriose no diafragma for especialmente severa, as pacientes podem até ter dificuldades respiratórias.

Que lado dói a endometriose?

Além da cólica na parte inferior do abdômen, as pacientes podem se queixar de dores na parte inferior das costas, pélvis, reto ou vagina.

Como é a barriga de quem tem endometriose?

A paciente fica com a barriga bastante inchada e com sensação de estar cheia. Muitas vezes esse inchaço é doloroso. É comum as mulheres relatarem que essa distensão aparece em um certo momento do ciclo menstrual, mas pode também não ter relação com tal período.

O quê endometriose pode virar câncer?

Estudos epidemiológicos afirmam que há uma relação entre a endometriose e o desenvolvimento de câncer, principalmente no que tange ao câncer de ovário. Diz-se que uma possível transformação maligna das células acometidas pela endometriose pode levar ao surgimento de um câncer.

Quais são os primeiros sinais de endometriose?

Principais tipos de endometriose

Algumas pessoas acometidas não apresentam quaisquer sintomas, porém outras relatam dor ao evacuar; cólicas abdominais; diarreia; constipação; inchaço e sangramento retal.

Como fica o corpo de quem tem endometriose?

Queixas de cólicas menstruais progressivas e/ou incapacitantes, dor profunda na relação sexual e dor pélvica fora do período menstrual são indicativas de endometriose. Outras queixas como diarreia e/ou constipação intestinal e/ou modificação da consistência das fezes no período pré-menstrual e na menstruação.