Quem são os oikos?
O que é o que eram os oikos?
Unidade económica produtiva que, na Grécia Antiga, representava o ambiente próprio de um indivíduo, composto pelos seus trabalhadores (escravos ou não), família e pertences (como a própria habitação, os rebanhos, o tesouro e os terrenos).
Quais eram as funções dos oikos?
Na antiguidade grega, o “Oikos” (“casa”) não era apenas o edifício que habitamos, e sim a propriedade público-privada desse edifício, da “fazenda” ou da “colônia”: o lugar que habitamos e do qual tiramos alimentos e riqueza.
Em cache
Qual a diferença entre oikos e pólis?
Enquanto a polis é o âmbito do político e do público, oikos é o âmbito do privado, o espaço em que o indivíduo age como membro de uma família e, como tal, defende seus interesses particulares, tendo deveres a cumprir em relação aos membros de sua família, às suas tradições e também em relação aos seus bens.
Em cache
Qual a relação entre oikos e pólis?
A grosso modo, oîkos é casa e pólis é cidade, mas 'casa' e 'cidade', empobrecem o conceito tanto de oîkos quanto de pólis. O oîkos é um termo que se encontra já nos poemas homéricos, vinculado a uma realidade social e política que, pode-se dizer, antecede a formação da pólis.
Em cacheSemelhantes
Como eram os oikos?
Na Grécia Antiga, o oikos era o nome dado para a unidade básica de uma sociedade, formada pelo chefe, representado pelo homem mais velho, sua família (filhos e esposa) e seus escravos, que conviviam em um mesmo ambiente doméstico.
Como era a escravidão nos oikos?
O escravo se distinguia por ser um membro da parte central do oikos ("unidade familiar", "domicílio"): Laerte come e bebe com seus servos; no inverno ele dorme em sua companhia. O termo dmôs não é considerado pejorativo, e Eumeu, o porqueiro "divino", se beneficia do mesmo epíteto homérico que os heróis gregos.
Qual é a estrutura do oikos?
A OIKOS é estruturada através de um Conselho de Administração, uma Diretoria Geral e de Negócios, uma Diretoria de Operações e Tecnologia, uma Gerência Administrativa e Financeira, uma Gerência de Negócios, duas Gerências de Gestão, por Coordenação de Projetos, por Técnicos Especialistas e pelo Pessoal Administrativo, …
Quando surgiram os oikos?
Embora a maioria dos registros e documentações existentes sobre o oikos tenham sido produzidas durante a ascensão da pólis grega, é possível inferir que a origem do oikos é contemporânea ao período da Grécia Arcaica, ou seja, anterior ao surgimento da pólis.
O que significa oikos e nomos?
A palavra “economia” vem do grego “oikonomos” em que “oikos” significa casa e “nomos” significa lei, regra ou costume. Assim, etimologicamente a palavra economia significa regras para a administração do lar.
Quem detinha o poder no oikos?
Propriedades: as posses do oikos (seu território e animais) eram administradas principalmente pelo pai da família, que detinha o poder supremo na hierarquia do oikos e detinha poder para representar os interesses de seu oikos frente a pólis.