5 mins read

Quem tem células-flama?

Quem excreta por célula Flama?

Platelmintos. Os platelmintos apresentam as células-flama, células especializadas para a excreção.

Onde ficam as células-flama?

As células-flama estão geralmente ligadas entre si por meio de canais que se abrem no exterior. Encontram-se em diversos grupos animais, como os platelmintes, os anelídeos, as larvas de moluscos e no anfioxo.

O que são células-flama?

Solenócito, célula-flama ou célula-chama é um tipo de célula excretora terminal, oca, contendo um grupo de cílios que batem (como uma chama). Estas células captam excretas do espaço intracelular e as lançam em canais excretores, que por sua vez se abrem em poros excretores dorsais.

Em qual Filo são encontradas estruturas denominadas célula Flama e qual a sua função?

Os Platelmintos são os primeiros a apresentarem um sistema excretor. O sistema excretor dos Platelmintos, além de ser uma novidade evolutiva, apresenta um grupo de células especializadas denominadas células-flama. Essas células são flageladas e se organizam em estruturas denominadas protonefrídios.
Em cache

Qual a função dos Nefrideos de células-flama?

Os nefrídios têm como função transferir para o exterior substâncias nocivas ao organismo e manter o ambiente interno estável; funcionam na excreção e osmorregulação.

Quem excreta uréia e?

Ureotélicos (animais que excretam uréia) → substância solúvel em água, contudo menos tóxica que a amônia.

O que liga as células entre se?

O desmossomo é uma importante junção celular de células epiteliais. Ao manter as células unidas entre si, o desmossomo oferece força mecânica e estabilidade ao tecido.

O que os poríferos excretam?

Observações sobre os poríferos levaram a descrevê-los como animais, em sua maioria assimétricos e não radiais. São filtradores sem cavidade digestiva, com digestão intracelular; são aquáticos, amoniotélicos (excretam nitrogênio), e os adultos são sésseis (fixos), com ou sem produção de larvas, que são móveis.

Como as células podem ser chamadas?

Células podem ser classificadas em procariontes e eucariontes. Células procariontes apresentam material genético disperso no citoplasma. Células eucariontes possuem um núcleo definido, delimitado pelo envelope nuclear.

Porque as células são chamadas de células?

Vale frisar que o termo célula foi utilizado porque Hooke observou cortes de cortiça, nos quais foi possível observar apenas paredes celulares vegetais de células mortas. Por achar que aquelas estruturas eram apenas pequenas cavidades, denominou-as de célula.

O que é platelmintos e nematelmintos?

Enquanto os nematelmintos possuem ânus e boca, os platelmintos possuem somente a boca. A embriologia desses dois tipos de vermes também é diferente. Os nematelmintos são pseudocelomados (possuem uma cavidade, mas que não é igual àquela dos celomados) enquanto os platelmintos são acelomados (que não possuem celoma).

Quais animais fazem parte do grupo dos platelmintos?

O Filo Platyhelminthes (platy = chato; helmintos = verme), ou simplesmente filo dos platelmintos, reúne os animais invertebrados com corpo achatado dorsoventralmente, triblásticos, acelomados apresentando simetria bilateral.

Quais animais possuem Nefrideos?

Algumas espécies tubícolas e sedentárias, como os Serpulídeos e os Sabelídeos, têm apenas um par de nefrídios, localizado na região anterior, que se liga a um ducto comum que abre para o exterior por meio de um nefridióporo situado junto à cabeça.

O que os cnidários excretam?

e) Os animais aquáticos (poríferos e cnidários) excretam ácido úrico que possui alta solubilidade em água. Constantemente os organismos precisam eliminar substâncias tóxicas ou que estão em excesso, bem como reter substâncias necessárias ou que estão em baixa concentração.

Que órgão produz ureia?

fígado

Nos seres humanos e também nos mamíferos, aproximadamente 80% do nitrogênio é eliminado do corpo sob a forma de ureia. A substância é produzida por meio de várias reações que ocorrem no citosol e na matriz das mitocôndrias de pilhas do fígado.

Qual a excreta mais tóxica?

ácido úrico

o ácido úrico é a excreta mais tóxica de todas, sendo produzida por répteis e aves.

O que mantém as células juntas?

Um desmossomo envolve um complexo de proteínas. Algumas destas proteínas se estendem através da membrana, enquanto outras ancoram a junção dentro da célula. As caderinas, proteínas de adesão especializadas, são encontradas nas membranas de ambas as células e interagem no espaço entre elas, mantendo as membranas juntas.

O que vem depois das células?

O primeiro nível é o celular, em que analisamos a célula, ou seja, a unidade funcional e estrutural dos seres vivos. O nível seguinte é o tecido; em seguida, os órgãos; depois, os sistemas e, por fim, o organismo como um todo.