6 mins read

O que foi a Liga de Delos e Liga do Peloponeso?

O que foi a Liga de delas?

A Liga de Delos foi uma liga militar organizada por Atenas durante as Guerras Médicas. Tinha como principal objetivo a defesa das cidades gregas de um ataque persa. Sua sede era na cidade de Delos. O ateniense Aristides, o Justo, organizou a força marítima da liga em 476 a.C.

O que era a Liga de Delos e qual o seu objetivo?

A Liga de Delos foi uma aliança de caráter marítimo-militar, que reuniu cidades-estado gregas sob a liderança de Atenas, com o objetivo de se defenderem tanto das invasões persas, visto que a criação da Liga se dá no contexto das Guerras Médicas, quanto dos piratas do mar Egeu.

Qual era a função da Liga de Delos?

A Liga de Delos foi constituída em 478 e tinha como principal objetivo formar uma aliança entre as cidades gregas para acabar com o domínio persa no mar Egeu. De início as cidades aliadas mantiveram suas independências, mas logo caíram sob o domínio ateniense.
Em cache

O que foi a Liga do Peloponeso quais eram os objetivos?

O principal objetivo da liga era de enfrentar a expansão do império ateniense na Grécia. Esparta criou uma aliança militar com cidades da península do Peloponeso e de outras regiões da Grécia que ficou conhecida como Liga do Peloponeso.

Porque a Liga de Delos recebeu esse nome?

O segundo período, ocorrido em 480 a.C., é também conhecido como Período de Xerxes. Com receio de que Pérsia voltasse ao ataque, é criada a Liga de Delos ou Confederação de Delos, que tinha como objetivo fortalecer as defesas das cidades gregas. Delos era o nome da cidade onde estava sedeada a Liga.

Qual o significado de Delos?

Resposta: Em Grego, DELOUN, é “revelar, tornar visível”, de DELOS, “aparência, visível, claro”, ajudando a originar o adjetivo psicodélico.

O que foi a Guerra do Peloponeso e quais as suas consequências?

A Guerra do Peloponeso durou 27 anos e terminou com a vitória de Esparta. As consequências da guerra foram o fim do domínio ateniense, o curto domínio espartano, e a invasão dos macedônicos.

Qual foi o papel da Guerra do Peloponeso?

Um dos acontecimentos mais importantes da história da Grécia Antiga foi a Guerra do Peloponeso, isto é, uma sucessão de conflitos que se desencadeou na antiga Hélade durante o período em que vigorou a hegemonia militar de Atenas sobre as outras cidades-estado gregas por volta de 431 a 411 antes de Cristo.

O que aconteceu com a Liga de Delos?

Após o afastamento da ameaça persa, os espartanos deixaram a liga, ocasionando um atrito com Atenas, que dominava Delos. Com a vitória sobre os persas em 479 a.C. e a concentração de poder na mão de Atenas, as contribuições e arrecadações de impostos fizeram com que Atenas enriquecesse e dominasse ainda mais a região.

Quem fez parte da Liga do Peloponeso?

A Guerra do Peloponeso foi um conflito envolvendo Esparta e Atenas pelo domínio da Grécia Antiga. A rivalidade entre as duas cidades começou no final da guerra entre gregos e persas. Esparta fundou a Liga do Peloponeso, e Atenas, a Liga de Delos.

O que quer dizer a palavra Peloponeso?

O Peloponeso (em grego: Πελοπόννησος; romaniz.: Pelopónissos) é uma extensa península montanhosa no sul da Grécia, com 21 439 quilômetros quadrados, unida ao continente pelo istmo de Corinto.

Qual a intenção da Liga do Peloponeso?

O foco principal da Liga do Peloponeso era garantir proteção e segurança às cidades-estado que dela participavam. Na organização da Liga somente Esparta tinha o poder e o direito de convocar o congresso. Esparta também não precisava seguir as decisões tomadas.

Quem estava na Liga de Delos?

Os atenienses fundaram a Liga de Delos, que unia as cidades no entorno de Atenas. Com as duas ligas formadas, a polarização entre as duas cidades cresceu, pois cada uma estava decidida a lutar pelo domínio sobre a Grécia Antiga.

Qual foi o motivo da guerra de Peloponeso?

A Guerra do Peloponeso foi resultado direto da disputa de interesses entre Atenas e Corinto, cidade aliada de Esparta e membro da Liga do Peloponeso. Essa disputa e as reclamações de Corinto forçaram Esparta a declarar guerra aos atenienses porque os espartanos não podiam perder sua aliança com Corinto.

Como foi a Guerra do Peloponeso?

A Guerra do Peloponeso foi uma guerra civil entre Atenas e Esparta, que ocorreu na Grécia Antiga entre 431 e 404 a.C. Esse conflito militar durou 27 anos e terminou com a vitória de Esparta.

Qual foi o estopim da Guerra do Peloponeso?

O estopim da guerra aconteceu quando a colônia de Córcira se levantou contra a cidade de Corinto, que fazia parte da recém-criada Liga do Peloponeso. Sendo a revoltosa colônia integrante da Liga de Delos, os atenienses cederam tropas para enfrentar os inimigos provenientes da outra associação militar.

O que foi a Guerra Peloponeso resposta?

A Guerra do Peloponeso foi o conflito envolvendo Atenas e Esparta, as duas principais cidades-estados gregas. Atenienses e espartanos lutaram entre si com o objetivo de obter a hegemonia da Grécia Antiga, entre 431 a.C. e 404 a.C.

Quem ganhou a batalha do Peloponeso?

A Guerra do Peloponeso foi uma guerra civil entre Atenas e Esparta, que ocorreu na Grécia Antiga entre 431 e 404 a.C. Esse conflito militar durou 27 anos e terminou com a vitória de Esparta.