Quem são os sujeitos ativo e passivo?
Quem são os sujeitos ativos?
O sujeito ativo de uma infração penal é aquele que comete o crime. Só o homem, isoladamente ou associado a outros (co-autoria ou participação), pode ser sujeito ativo de uma infração.
Em cache
O que é ser sujeito passivo?
Em termos tributários, por sujeito passivo, entende-se o indivíduo a quem a lei obriga a pagar o imposto. Sendo normalmente a Administração Tributária de determinado Estado o sujeito activo, o sujeito passivo será o contribuinte.
Quem pode ser sujeito passivo?
O sujeito passivo, por sua vez, é a pessoa ou ente que sofre as consequências da infração penal. Pode figurar como sujeito passivo qualquer pessoa física ou jurídica, ou mesmo ente indeterminado, destituído de personalidade jurídica (ex.: coletividade, família, etc.), caso em que o crime é denominado vago.
Quem é o sujeito passivo da ação?
Polo passivo é o réu ou requerido, aquele contra o qual se abre um processo. Uma ação judicial constitui-se de três elementos identificadores: as partes, o pedido e a causa de pedir. O autor e réu são as partes processuais e formam, respectivamente, os polos ativo e passivo da ação.
Quais os tipos de sujeito passivo?
Podem ser sujeito passivo: pessoa física, pessoa jurídica e entes sem personalidade jurídica (ex.: família, coletividade – nestes casos, tem-se o chamado crime vago).
Como identificar o sujeito passivo?
“Sujeito Passivo é aquele que detém capacidade tributária passiva, ou seja, aquele que figura no pólo passivo da relação jurídica tributária, e, por isso, está obrigado ao pagamento do tributo devido.”
Quem não pode ser sujeito passivo?
Os mortos e os animais não podem ser sujeitos passivos de crimes.
Quem pode figurar como sujeito ativo?
a) Sujeito Ativo: pode ser homem ou mulher, desde que haja motivação de gênero e vulnerabilidade da vítima.